sábado, 30 de abril de 2011

Socializando experiência com projeto


Trabalhar com projetos implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender. Os alunos aprendem à medida que fazem. A realização do projeto requer uma postura de valorização do trabalho em grupo que desenvolve vínculos de solidariedade, respeito e cuidado com a contribuição de cada um para o todo, num sentido de igualdade, onde todos podemos aprender com todos.
        Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
       
Foi desenvolvido na E.M Antônio de Souza Rosa um projeto “Menos lixo, mais cidadania”  com o objetivo de conscientizar os alunos do 1º ao 9º ano a importância em conservar e preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se à comunidade. Ao longo do projeto, foi realizada uma palestra aos alunos e pais explicando sobre o projeto. Depois foi feita uma pesquisa diagnóstica com os alunos referente à higiene e limpeza da escola, da comunidade e de suas casas. Exibimos um vídeo sobre o lixo e suas conseqüências. No decorrer do projeto foram colocadas lixeiras fixas na comunidade e lixeiras da coleta seletiva na escola.                                                                                                              
Na realização desse projeto foram utilizados: DVD, máquina digital, data show, cartazes, aparelho de som, textos diversos, jornais, revistas, etc.
Com a realização deste pude concluir que trabalhar com projeto valoriza o trabalho em grupo, desenvolve o espírito de cooperação, desenvolve a criatividade, liderança e acima de tudo o respeito. E a importância da tecnologia dentro da escola, bem utilizada pelos professores pode tornar a aprendizagem mais dinâmica, prazerosa e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário