quinta-feira, 28 de abril de 2011

Quem sou eu como professora e aprendiz?

Uma nova visão social vem se apresentando atualmente na educação com uma mudança de mentalidade e cultura. Isso nos confere novos pensamentos, novas técnicas e formas de construção de conhecimento. É sabido que hoje os professores vivenciam uma troca de experiências no ensino-aprendizagem. Nessa troca o professor aprende junto com seus alunos, produzem e reformulam conceitos, mudam a forma de ensinar.
É nessa nova visão que  eu me apresento como professora e aprendiz. Com a prática em sala de aula, busco despertar o interesse dos alunos de forma espontânea e fazendo com que eles se sinta, seguros para adquirirem  o hábito de ler e escrever, levando  inovações de nosso cotidiano, abordando assunto, fazendo questionamentos e contextualizando com sua realidade.
Segundo Juan,“ Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-la como uma sociedade da aprendizagem.” (Pozo, 2002). Nesta realidade, há um desafio  a superar. Acredito que uma professora educadora aprendiz, desperta curiosidade em seus alunos incentivando-os a buscar informações e conhecimentos não apenas no ambiente escolar, mas em todos os lugares e ambientes e com as tecnologias que possuem.
De acordo com o texto temos que levar os alunos a adquirirem competências para a interpretação, análise e compreensão da informação. Esse é o nosso papel. “Conhecer e pensar não significa chegar à verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com a incerteza”. Morin (2001, p. 76).
A nova escola não é mais a detentora e transmissora do “conhecimento”, o professor não mais ensina. Ele é um incentivador e orientador na busca de informações que devem servir como base para a construção colaborativa do conhecimento. Os saberes são dinâmicos e não mais estáticos. Por isso me preocupo com a  formação de meus alunos para sobressaírem no mundo competitivo e com tanta desigualdade social. Procuro mostrá-los a importância do estudo e das tecnologias que estão à nosso alcance para que possam ver a educação com mais seriedade e compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário