terça-feira, 1 de novembro de 2011

TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE


INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL



CURSISTA: Mirian Regina Teixeira Santos

MUNICÍPIO: Bocaiúva/MG

UNIDADE I: Atividade 1-Tecnologias no cotidiano: Desafios à Inclusão Digital

FORMADORAS: Maria Orminda Oliveira

                            Francismar Pereira



TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE





No mundo globalizado em que vivemos podemos afirmar que a tecnologia move a cidadania. Ela   é um termômetro para a evolução da sociedade. Isso se torna mais visível quando trazemos esse avanço para a educação.

Nos dias atuais a internet pode ser considerada uma grande biblioteca pública, na qual em alguns cliques podem-se fazer pesquisas aprofundadas sobre variados assuntos, sem levar aquela eternidade de tempo de ir até um local físico, procurar os livros certos, o tema, a página correta. Então levantamos um ponto: se nosso cotidiano é tão avançado, inclusive com essa imensa biblioteca virtual presente na palma da mão da sociedade, através de smartphones e tablets, ou até mesmo de notebooks, PCs, televisores e onde mais se acompanhar, como podemos limitar uma geração a usufruir essas facilidades?

Pinheiro (2007b, p. 75) coloca que,



A importância de discutir com os alunos os avanços da ciência e tecnologia, suas causas, conseqüências, os interesses econômicos e políticos, de forma contextualizada, está no fato de que devemos conceber a ciência como fruto da criação humana. Por isso, ela está intimamente ligada à evolução do ser humano, desenvolvendo-se permeada pela ação reflexiva de quem sofre/age as diversas crises inerentes a esse processo de desenvolvimento. PINHEIRO (2007b, p. 75)





Os nossos educadores precisam das novas tecnologias, usá-las a favor, e não temê-las. É necessário tomar conhecimento desses avanços. Alunos, jovens já estão mais do que acostumados a mexer nesses aparelhos. Dominam, de forma intuitiva e não especializada, mas são detentores dessas tecnologias, e tudo o que querem é poder desfrutá-las também no ambiente escolar. Mas  existe o temor entre nós professores de achar que os alunos dominam desses benfeitores aparelhos e nós não. Assim, acabamos deixando de lado as tecnologias  na sala de aula.

A educação e tecnologia são alicerces para uma sociedade evoluída e avançada. A tecnologia é um meio de guiar e desenvolver a educação, um modo de facilitar o acesso à informação e de incluir o país em um contexto mais social. As ferramentas estão todas aí, a tecnologia não pára, agora é preciso alavancar a educação por uma sociedade melhor.

                                                                                              Mirian Regina
                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário